Scroll Top

Guimarães

A HISTÓRIA DE GUIMARÃES

O Hotel EMAJ está localizado no Centro Histórico de Guimarães. Esta cidade é o berço da nacionalidade portuguesa. Foi a primeira Capital de Portugal e por isso a sua Capital Histórica. 

Muito antes, a Quintana de Vimaranes (daí o nome Guimarães, e origem dos seus habitantes, os Vimaranenses) pertencia ao Conde Hermenegildo Mendes e à sua mulher a Condessa Mumadona, que aqui chegou no Séc. X para levantar o Mosteiro de Salvador do Mundo. À volta deste mosteiro foi criado o burgo Vimaranense. Foi aqui, em Guimarães, que se realizaram as primeiras cortes em 1093 que decidiram a entrega do Governo do Condado Portucalense ao Conde D. Henrique de Borgonha.

Guimarães foi também o local onde se deu a Batalha de São Mamede, que permitiu a Independência de Portugal. Até 1852 Guimarães foi Vila,  nesse ano a Rainha de Portugal D. Maria II faz uma visita e como sinal da boa receção que teve, concede o estatuto de cidade. O Centro Histórico da cidade, graças à preservação do seu património arquitetónico e histórico foi eleito Património da Humanidade pela UNESCO. Recentemente em 2012, Guimarães foi eleita Capital Europeia da Cultura. 

Dentro do Centro Histórico de Guimarães destaca-se a Praça do Toural, considerada desde o Séc. XVII a sua principal praça. O seu lado Norte tem edifício Pombalinos do séc. XVIII, sendo os restantes pontos beneficiado da expansão burguesa e industrial da Cidade nos séculos XIX e XX. É exatamente nesta praça que se encontra o EMAJ Guimarães Boutique Hotel.

GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant

Este site usa cookies. Clique aqui para mais informações.

X